28 de fevereiro de 2008

Marketing ou arte?


Já ouviram falar em indústria da arte? Isso existe? Muitos torcem o nariz dizendo que a indústria cultural está retirando o espaço destinado à arte, como Hollywood que apenas faz filmes enlatados esperando unicamente retorno financeiro sem se preocupar com a qualidade. Alguns ainda dizem que é possível entretenimento com qualidade e dizem que Stanley Kubrick (2001: Uma Odisséia no Espaço, Laranja Mecânica... ) conseguia a proeza de unir os dois. E tem também o caso dos grandes pintores fazerem obras encomendadas, é o caso de Michelangelo que possuía um mecenas (alguém que o "patrocinava") pintando por encomenda o afresco da Capela Sistina. A prefeitura de São Paulo resolveu dar um basta à poluição visual proibindo algumas formas de propaganda como o outdoor, eis que as indústrias e as agências de propaganda num lance de criatividade tentam se superar e se reinventar, como é o caso da Sony Ericsson que encomendou à grafiteiros a pintura de suas marcas (meio que disfarçadas) em muros da cidade, agora imagine se a moda pega, até eu iria querer a volta dos outdoors. Mas Kassab já se manifestou dizendo que não irá tolerar essa nova poluição desde que os grafites sejam manifestações artísticas não apresentando marcas, nomes e/ou símbolos de corporações. Resta saber se a "culpa" será dada ao grafiteiro, ao dono do muro ou à Sony Ericsson.


Nenhum comentário: