19 de agosto de 2008

Conheça 8 dicas de como deixar seu carro saudável

Seu carro pode se tornar o seu maior patrimônio. Saiba o que você pode fazer
para deixá-lo sempre saudável!

Evite pulverizar óleo após a lavagem

Durante a lavagem do carro, evite pulverizar óleo mineral ou óleo de mamona
por baixo do chassi ou monobloco e também no motor. Aplicados com
freqüência, esses lubrificantes causam o ressecamento de componentes de
plástico e de borracha, como coxins e mangueiras em geral. Além disso,
resíduos de terra e areia aderem ao chassi e componentes externos do motor,
acelerando o desgaste de peças, como polias, discos e tambores de freios. O
mesmo é válido para o motor, que só deve ser lavado se estiver muito sujo.

Injeção eletrônica requer cuidados especiais

O sistema de injeção eletrônica requer alguns cuidados especiais, que são
dispensáveis nos carros equipados com carburador. Hábitos como dar bombeadas
no acelerador ao ligar ou desligar o motor, ou mesmo fazer o carro pegar no
tranco, devem ser evitados a qualquer custo. Esses procedimentos provocam um
excesso de combustível dentro da câmara de combustão, que aos poucos podem
danificar o catalisador, responsável pela "limpeza" dos gases do escapamento
lançados na atmosfera.

Como aquecer o motor pela manhã

A melhor maneira de aquecer o motor pela manhã é rodando com o carro. Nos
dias mais frios, puxe levemente o afogador (nos carros com injeção esse
sistema funciona automaticamente) e dê a partida. A seguir, saia logo com o
veículo. Ande devagar nos primeiros minutos para não forçar o motor e vá
desativando gradativamente o afogador. Desse modo, o motor atingirá mais
rapidamente sua temperatura ideal de funcionamento, e o que é melhor, sem
poluir a garagem e sem desperdício de combustível.

Prolongando a vida útil do motor

Aquecer o carro em rotações elevadas reduz a vida útil do motor. A
explicação é simples: quando se dá a partida, o óleo leva alguns segundos
para chegar às partes superiores, como cabeçote e cilindros. Durante esse
tempo alguns componentes móveis -como comando de válvulas, pistões etc.-
ficam sem a lubrificação adequada. Sem óleo suficiente no sistema, há um
maior desgaste nessas peças. Já o afogador acionado no ponto máximo provoca
excesso de combustível dentro da câmara de combustão. Essa gasolina não
queimada infiltra -através dos anéis dos cilindros- no cárter e dilui o
lubrificante, o que também aumenta o atrito e reduz a durabilidade do motor.

Dispositivo detecta falhas na injeção

Todo carro equipado com sistema de injeção eletrônica traz um dispositivo
conhecido como "volta para casa". Ele permite, em caso de falha em algum dos
componentes do sistema de ignição ou alimentação, que a central eletrônica
modifique seus parâmetros de operação, para que o veículo continue rodando
(mesmo que funcionando de modo irregular) e chegue à oficina mais próxima.
Se ocorrer uma pane em qualquer de seus componentes, uma luz-espia acenderá
no painel, sinalizando que o carro está com algum tipo de problema. Quando
isso ocorrer leve o veículo imediatamente a uma oficina especializada.

Evite rodar com o tanque na reserva

Um hábito que traz problemas para o carro é rodar com o tanque sempre na
reserva. Pouca gasolina no reservatório faz com que os resíduos naturalmente
depositados dentro do tanque entrem no sistema de alimentação. Com o tempo,
essa sujeira entope filtros e prejudica o funcionamento da injeção
eletrônica, sujando e obstruindo também os bicos injetores. Além disso,
tanque com pouco combustível provoca o aquecimento excessivo da bomba
elétrica (na maioria dos modelos ela trabalha mergulhada dentro do
reservatório, imersa na gasolina), o que pode acabar danificando esse
componente.

Como manter o carro sempre econômico

Nos tempos de gasolina cara, a saída é economizar combustível. Para obter o
mínimo de consumo, sem comprometer o rendimento, alguns itens importantes
não podem ser esquecidos. Mantenha velas, filtros (de combustível e de ar) e
bicos injetores sempre limpos, além do motor bem regulado. Os pneus devem
ser regularmente calibrados. Ao volante, não abuse do acelerador, mantenha
os vidros fechados e não rode com peso desnecessário dentro do porta-malas.
No caso dos carros dotados de carburador, desligue o afogador assim que o
motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.

Tirando o máximo proveito do motor

Dirigir carro popular exige uma conduta diferente da usada em outros
modelos. Com motor de apenas 1.000 cc, esses carrinhos exigem o uso
excessivo do acelerador e freqüentes reduções de marchas para acompanhar os
demais veículos. Para extrair o máximo rendimento de um popular, consulte o
manual do proprietário para saber quais são os regimes de rotação em que o
torque (força) e a potência máxima são atingidos. Nos modelos dotados de
conta-giros, basta dirigir entre o regime de torque máximo e o de potência
máxima. Já nos demais, o jeito é esticar bem as marchas. Atualmente, os
populares equipados com injeção eletrônica trazem um dispositivo que corta a
ignição/alimentação quando a rotação atinge seu limite, evitando danos ao
motor.

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